Santa Inês sediará Feira do Livro

É difícil de acreditar, mas 22 anos se passaram após a realização da ‘mais recente’ feira do livro que se tem registro no município de Santa Inês. Isso mesmo! Em 1994 a Vale mobilizou a comunidade estudantil e promoveu o evento literário na capital do Vale do Pindaré.

Considerando o intenso trabalho – desenvolvido nas escolas da rede municipal de ensino – de formação do leitor e na ampliação da capacidade cultural e intelectual dos estudantes, a Prefeitura de Santa Inês, por meio da Secretaria de Educação, realizará uma mega Feira do Livro no município. A determinação partiu do prefeito Ribamar Alves (PSB) que, em conversas com educadores e com o secretário Paulo Rodrigues, solicitou que o evento marcasse o encerramento do primeiro semestre letivo das escolas públicas municipais.

A Feira do Livro de Santa Inês será realizada no Ginásio João Cambinha entre os dia 13 e 15 de julho, e será um evento que promete ficar na história. Para se ter uma ideia, 16 autores da Academia Maranhense de Letras ministrarão palestras aos presentes sobre temas que envolvem a linguagem, leitura, literatura etc. “O professor Sebastião Moreira Duarte, expert em literatura norte-americana estará ministrando palestra sobre Gonçalves Dias, já que ele é um dos maiores estudiosos desse autor no mundo”, completou o secretário de Educação, Paulo Rodrigues.

O secretário explica que a parte interna do ginásio será usada para exposições de editoras, recitais, palestras e apresentações de peças teatrais. O lado de fora do ginásio também será bem aproveitado. O planetário da UFMA estará no local, que também terá espaço para atividades voltadas às crianças (muro literário e muito mais).

“A Feira será um momento ímpar, sui generis, de relação afetiva com o livro, com o autor e com a leitura. É muito demais importante essa feira, ela foi pensada e ofertada a população de Santa Inês pelo prefeito Ribamar Alves”, finalizou o secretário.

 BUZAR

Quem terá, certamente, presença garantida na Feira do Livro será o escritor Benedito Buzar, que foi o primeiro presidente da Academia Maranhense de Letras a ser recebido oficialmente em Santa Inês, em evento recente realizado recentemente no auditório da Prefeitura local.

Ao lado do secretário Paulo Rodrigues, Buzar visitou ainda várias escolas municipais, acompanhando de perto o Projeto Leitura nas Escolas.

Benedito_Buzar